top of page

Moliço da Ria de Aveiro

Guia Ecológico do Moliço

A Zostera marina, localmente conhecida como Fita, foi outrora uma das espécies mais importantes do moliço da Ria de Aveiro, em Portugal. O moliço é um fertilizante natural produzido a partir de várias espécies de ervas marinhas e macroalgas, valorizado pelo seu rico teor de iodo e azoto. A sua composição específica varia ao longo da lagoa costeira, refletindo os fortes gradientes ambientais naturais do sistema.

 

Este catálogo apresenta espécies que foram historicamente e recentemente documentadas no sistema e que podem aparecer nas misturas de moliço encontradas na Ria de Aveiro.​​

Este catálogo resultou da tese de mestrado em Biologia Marinha Aplicada do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, da autoria de Ana Luisa Cunha, intitulada «Mobilização de dados históricos e conhecimento local para a caracterização ecológica do Moliço da Ria de Aveiro  (2025)», em colaboração com a Dra. Lísia Lopes, do Herbário da Universidade de Aveiro, e a Dra. Heliana Teixeira, do CESAM, ambas do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

como ler as fichas técnicas das espécies 

Este catálogo contém espécies de macrófitas que foram identificadas como parte do Moliço na Ria de Aveiro, ao longo do tempo. Para cada espécie, está disponível uma ficha informativa, conforme mostrado no exemplo ao lado. Existem 43 fichas informativas: 13 angiospérmicas, 2 carófitas e 28 macroalgas.

 

Clique em cada imagem para aceder à ficha informativa completa e utilize as ligações para os sites GBIF ou Flora-On para obter mais informações sobre a distribuição global da espécie e em Portugal.

nome científico da espécie em questão sinónimos caso existam nomes comuns históricos (a ne

Catálogo das espécies do Moliço

©2020 por FITA

OHMi-Estarreja.jpg
LabEx DRIIHM.png
logoCESAM_UA_horizontal.png
bottom of page